quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quais são os melhores plugins de instrumentos virtuais?

   A era digital trouxe corais e orquestras ao nosso alcance através dos instrumentos virtuais. Normalmente os estúdio digitais já vem com alguns, alguns bem famosos e válidos na utilização profissional, mas a criatividade pode melhorar ao ter um mundo de timbres à sua disposição.
   Por isso fabricantes criam a cada dia novos instrumentos, literalmente, e  apesar de ser difícil conhecer todos eles, aqui vamos mostrar os plugins mais conhecidos para você ficar por dentro!

Native Instruments
A Native é referêcia no campo dos VSTs, e vêm dominando o mercado há algum tempo. Pra começar tem o sampler mais utilizado no mundo, o Kontakt. A própria Native cria instrumentos muito bons e orgânicos pra ele, mas outros fabricantes renomados e até usuários fazem outros bancos de som para o programa, tornando possível muitos terabytes de expansão de timbres. Tem o sintetizador Massive, muito usado em música eletrônica e graves. Também existe o Reaktor, um modulador de som extremamente poderoso e complexo, e a Native faz vários miniprogramas pra abrir dentro dele, como o Razor e o Monark. Tem o Absynth, um sintetizador completo com bons presets, e sobrevive ainda o FM e o velho Battery, com bons sons de bateria, era muito utilizado junto com as MPCs. Enfim, são plugins profissionais, modernos, e com áudio de primeira.


Spectrasonics
A Spectrasonics é um monstro dos instrumentos virtuais. São apenas três massivos plugins, muito completos, mas que consomem muito HD. Para bateria e percussão é o Stylus RMX, com ótimos timbres, sets e patterns. Para baixos tem o grande Trillian, com uma qualidade sonora incrível, se destacando como um dos melhores nesse campo. E por fim o sintetizador e modulador Omnisphere, com uma quantidade incrível de instrumentos com sonoridade, efeitos e arpegiator nota dez. Todos eles já vem com bons presets, e não é difícil achar um que vá lhe servir.


Lennar Digital Sylenth 1
A principio você se pergunta o que esse sintetizador tem de especial? Quatro osciladores, boa integraçao com o DAW, e interface amigável. Basta mecher nele por alguns minutos para notar a diferença. O som é demais, cheio de detalhes e timbres analógicos. Os presets foram muito bem construídos, e os parâmetros mechem com a criatividade. Não é a toa que é um dos plugins mais utilizado nos dias de hoje.


KV331 SynthMaster
Junto ao Sylenth 1, o SynhtMaster é um dos melhores  synths no mercado. Apesar do design da interface não ser tão bem acabado, seu uso é intuitivo e o som é superbo, perfeito para pads, texturas ou graves quentes. Dominando um synth desses você tem a capacidade de fazer quase todo tipo de som.


ReFX Nexus2
O Nexus é outro synth de peso, com bons timbres para música eletrônica como trance, house, e dance music. Se souber utilizá-lo, é uma mão na roda, e também pode ser expandido com vários bancos de som criados pela empresa.

Reveal Sound Spire
http://www.reveal-sound.com/


Basta dar uma olhada neste aqui para perceber algumas diferenças em relação aos outros plugins, tem um som bombástico, com um tom digital autêntico e cristalino.


U-he
A U-he é muito reconhecida pelos seus instrumentos. Os melhores são o Zebra, o Diva e o Ace. O Zebra é semi modular, não muito amigável à iniciantes, mas qualquer um pode tirar tons complexos e diferentes dele. O Diva tem timbres mais analógicos e abafados, também bem complexo. O Ace é igualmente difícil de manipular, com cabeamento patchbay virtual, mas muito flexível.


Rob Papen
http://www.robpapen.com/


A Rob Papen tem vários bons plugins. Dentre eles o SubBoomBass para graves e até kicks, o Predator para sonoridade sofisticada e agressiva, o velho Blue, com muitos efeitos, ondas e possibilidades, e o Blade, para timbres analógicos profundos e pads.


FabFilter
http://www.fabfilter.com/products/


Da FabFilter temos alguns instrumentos de qualidade, sendo os mais conhecidos o Twin, um synth simples, divertido e fácil de usar, ao mesmo tempo igualmente capaz em comparação aos seus rivais.
E o One, que tem um timbre imponente e lead.


Arturia 
http://www.arturia.com/products


A fabricante Arturia, além de seus synths hardware, possui uma séria de plugins que emulam com fidelidade o som análógico e rico que seus teclados têm.


Toontrack Superior Drummer
http://www.toontrack.com/


Esse é o grande nome no campo de bateria. Apesar da Toontrack ter também outros instrumentos virtuais como o EZkey, o Superior Drummer possui uma sonoridade acústica fiel, e uma vizualização de bateria real. Não é difícil de usar, flexível para endereçamento de canais e até o posicionamento dos microfones virtuais nos instrumentos. Existe também seu irmão mais novo, muito semelhante, porém mais prático, o EZdrummer.


XLN Audio Addictive Drums
http://www.xlnaudio.com/


A XLN Audio tem também outros plugins, como o Addictive Keys para pianos. Mas o mais conhecido é o Addictive Drums, que faz concorrência com o Superior Drummer. É mais simples ainda de usar e, apesar de poucos kits de bateria, tem centenas de presets muito bons.


Music Lab Real Guitar
http://www.musiclab.com/products/realguitar/info.html

Das várias guitarras e violões da Music Lab, uma é a que mais se destaca. A Real Guitar é uma guitarra virtual totalmente personalizável, para timbres de toque, técnicas e cordas diferentes.
Tem bons samples e patterns para recriar realisticamente o som do instrumento. Apesar deste ser o mais conhecido, a fabricante possui vários plugins que simulam guitarras e violões diferentes.



Outros plugins que não constam aqui que são bastante vistos também:

uJam
Serum
Sonic Academy ANA e Kick
EastWest
Camel Audio Alchemy
Sugar Bytes
GForce
Tone 2
Togu Audio
Audio Damage
True Pianos

Nós sabemos que o mercado dos instrumentos virtuais, principalmente os synths, de uns anos pra cá recebeu uma quantidade imensa de novos programas, então tentamos mostrar alguns dos principais... Mas nos conte qual você mais gosta! Como você usa ele? Você já conhecia todos os plugins mencionados? 

domingo, 12 de abril de 2015

Quais são os melhores plugins de efeito?

   Um dos componentes mais importantes na mixagem é a aplicação de efeitos, e nem sempre os de fábrica do seu DAW vão suprir suas necessidades. Portanto existem empresas que criam outros programas, que abrem dentro do seu estúdio virtual, para expandir seu leque de opções ao modular o som.
   Cada um tem sua interface e seu timbre, e cada usuário tem suas preferêcias. Aqui vamos apresentar os principais fabricantes, efeitos específicos, e falar um pouco sobre eles!


Waves
A Waves é o grande nome no mundo dos efeitos, o padrão da indústria, e você vai encontrá-los em todo grande estúdio. Em seu catálogo possui centenas de plugins, de todos os tipos que puder imaginar. Existem bons reverbs como o IR, ou delays como o H-Delay. Compressores simples como o RVox e Vocal Rider, pra vocais, e o RBass e Bass Rider, para baixos. Uma tonelada de equalizadores, a linha CLA com efeitos pré definidos para diferentes instrumentos. O GTR para guitarras, o Waves Tune para afinação, os compressores API e SSL... A quantidade é tão massiva que é difícil escolher quais citar! Apesar de alguns estarem com a interface um pouco ultrapassada, todos tem um som com qualidade incrível. Também é muito utilizado para masterização com o UltraMaximizer, por exemplo.


Izotope
A Izotope tem o Nectar, para vocais, o RX para recuperação de áudio, o Insight para medição e análise, entre outros... Mas sua linha de frente é o aclamado Ozone. A princípio era um plugin para masterização, um dos melhores, mas na realidade seu uso se extende à diversas utilidades. Também tem ótimas pré definições. Também possuem o Neutron, plugin de mixagem com análises comparativas avançadas, vale a pena conferir!


Native Instruments
https://www.native-instruments.com/en/products/komplete/effects/


A linha Komplete é o famoso pacote de plugins da Native, pioneira nas novas tendências da produção musical. Suas interfaces tem design moderno e simples de usar, com som profissional! Dentre os efeitos que se destacam estão os reverbs RC24 e RC48, os compressores Vintage, O efeito de distorção Driver, e os efeitos moduladores para o Reaktor: The Finger, The Mouth e Molekular. Tem também a família Soundtoys, e finalmente não podemos deixar de fora o grande Guitar Rig, com diversos efeitos para guitarra, violão e baixo, referência dentre os plugins deste tipo.


Ik Multimedia Amplitube
http://www.ikmultimedia.com/products/amplitube/


Competidor direto do Guitar Rig, eis o Amplitube. Estes dois dominam o mercado de efeitos digitais para guitarras. Com sonoridade que deixa muito pedal analógico pra trás, é construído através de racks de efeitos, mas já vem com bons presets.


FabFilter
http://www.fabfilter.com/


Com interfaces incríveis e resposta impecável, a FabFilter também está entre os melhores fabricantes de efeitos. Todos eles tem uma funcionalidade parecida, desde o compressor ao delay, mas o seu porta-voz é o equalizador gráfico. De uso fácil, sonoridade superior e um design inteligente, não é por acaso que é um dos equalizadores mais utilizadados entre os profissionais.


Sugar Bytes
http://www.sugar-bytes.com/


Seus plugins são um prato cheio para excentricidades e sonoridades esquisitas. Os mais famosos são o Effectrix e o Turnado, onde você aplica vários moduladores diferentes, dando uma cara totalmente nova ao som. Também tem um bom efeito de filtro, o Wow.


U-he
http://www.u-he.com/cms/


Os plugins da U-he são bem avançados e completos. Com interfaces modernas e organizadas, tem todo tipo de efeito, sofisticados e inspiradores.

PSPAudioWare
http://www.pspaudioware.com/


Os plugins da AudioWare, apesar de terem uma vizualização pouco amigável , tem um som incrível, principalmente o VintageWarmer. É um compressor poderoso que pode ser usado em qualquer coisa, como em vozes e até na master toda! Ele tem uma sonoridade incrível, aderindo um timbre quente e analógico ao som.


Dada Life Sausage
http://www.dadalife.com/sausage-fattener/


Este é um efeito magnífico. Ele é composto apenas de dois botôes, um para dar força, massa sonora, e talvez graves ao som, e outro para dar cor e saturação. Na realidade ninguém sabe o que acontece por trás das cortinas, que torna o som do Sausage Fattener tão mágico! Experimente aplicar em uma voz ou num kick para ver a força e a timbragem que ele proporciona.


Celemony Software Melodyne Editor
http://www.celemony.com/en/start


O Melodyne é um plugin de modulação de pitch. Ele modifica entonação e notas musicais, muito utilizado em correções vocais, apesar de ser usado também de formas criativas e em instrumentos. Ele também tem várias funções de edição de onda e tempo elástico. Você nem imagina quantas músicas que ouvimos no dia a dia passaram por aqui...


Antares Autotune
http://www.antarestech.com/products/index.php


O Auto Tune é pioneiro no campo de correção de pitch. Ele cumpre muito bem sua proposta, e ainda é bastante utilizado. Ele causa um timbre mais robótico e digital, e pode ser usado de formas bem interessantes.


Outros fabricantes de plugins de efeitos famosos são:

Universal Audio
Slate Digital
Nicky Romero
Audio Damage
Camel Audio
DMG Audio
Blue Cat

OBS: Alguns efeitos de fábrica dos softwares de produção musical são igualmente poderosos e utilizados nos estúdios.

E você, qual plugin costuma usar? Algum plugin essencial no seu dia a dia? Como você utiliza esses efeitos? Em que instrumentos? Já conhece algum dos que foram mostrados aqui?

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Qual o melhor software de produção musical ou DAW (Digital AudioWorkstation)?

   A primeira coisa a se saber é que não há melhor software de produção. Cada um tem seu estilo e seu modo de trabalhar, o que importa realmente é quem está no comando, e como faz uso do programa!
   Todos eles tem praticamente as mesmas funções e capacidades de áudio, o que altera é a visualização da interface, o posicionamento dos botões, o uso do processamento, a compatibilidade com sistemas e os plugins de fábrica.
   Portanto cada usuário deve ter uma aproximação diferente dependendo do que procura. Aqui vamos apresentar as características dos principais DAW's da atualidade, seguido de um link para o site oficial. A maioria deles oferece uma demo para você testar e escolher seu preferido!

Avid Pro Tools (MAC/PC)
http://www.avid.com/pro-tools

O Pro Tools domina o mercado há anos, e foi um dos pioneiros no mundo digital de edição e mixagem. É uma ferramenta poderosa nas mão certas. A cada versão se torna mais versátil e menos "egoísta", mas faz grande uso de processamento em comparação à outros DAW's. Não se engane, ele continua sendo a escolha padrão dos profissionais da área no Brasil.

Apple Logic (MAC Apenas)
https://www.apple.com/br/logic-pro/


O Logic vem ganhando seu espaço nos grandes estúdios, e aparenta ser a nova "onda" do mercado, junto ao Ableton. Exclusivo para sistemas OS, é um programa avançado com uma interface elegante e funcional, que não deixa a desejar em nenhum aspecto. Já inclui instrumentos virtuais e efeitos bem satisfatórios.

Ableton Live (MAC/PC)
https://www.ableton.com/


Para DJ's, música eletrônica e performances ao vivo em geral, talvez essa seja uma das melhores opções. Apesar de sua interface ser um pouco diferente, possui um ritmo de trabalho incrivelmente rápido, e faz bom uso do MIDI. Funciona super bem em qualquer máquina, inclusive abrindo vários projetos de uma vez. Pode ser integrado com a controladora "Push", que faz ótima expansão da sua experiência.

Steinberg Cubase (MAC/PC)
http://www.steinberg.net/en/products/cubase/start.html


A Steinberg é um ícone desde os primórdios. Eles que criaram os primeiros instrumentos virtuais, e desenvolveram outras grandes funções no mundo dos estúdios virtuais. Até hoje se mantém firmes no mercado, com seu atualizado Cubase, que não perde pra nenhum outro sistema, com efeitos e instrumentos de tirar o fôlego!

Image-Line FL Studio (MAC/PC)
http://www.image-line.com/flstudio/


Começou como um criador de grooves "pattern/step-based", aquela tela inicial onde selecionamos onde queremos que toque a bateria nos pontos do compasso... Pois bem, pense duas vezes, pois ele evoluiu. Muito amigável aos beatmakers iniciantes, com incontáveis plugins e VST's. Utilizada por muitos produtores reconhecidos mundo à fora, sua proposta é bem incomum, mas os usuários que se acostumam com ele nunca olham pra trás.

Pre Sonus Studio One (MAC/PC)
http://www.presonus.com/studioone


Apesar de não ser tão conhecido, sua visualização é prática, semelhante à do Pro Tools, Logic e Cubase. É um programa extremamente fácil de usar e ao mesmo tempo tão maduro e eficiente quanto os outros. Tem usuários fiéis e respeito na indústria como um software sério, possui uma vizualização opcional diferente da "time-line", exclusiva para projetos de masterização, além de oferecer Melodyne integrado.

Cockos Reaper (MAC/PC)
http://www.reaper.fm/


Tem uma demo inteiramente funcional, e sua versão completa é bem barata. Pesa pouquíssimo no computador e faz ótimo uso do processamento, como extra tem uma versão portátil que funciona direto no pen drive. Ainda assim é um programa completo, com todas as capacidades de gravação, edição e mixagem. Versátil, endereçamento MIDI eficiente,  e com interface modificável, é uma ótima escolha para home estúdios e estúdios portáteis.

Propellerhead Software Reason (MAC/PC)
https://www.propellerheads.se/reason


O Reason tem um modo de trabalhar diferente, em "racks", pra pessoas que querem fazer tudo no mesmo lugar, com um ritmo de trabalho rápido. Tem instrumentos e efeitos muito bons, e a Propellerhead vende plugins adicionais em seu site, para aumentar sua coleção de racks. Tem funções diferenciadas e trabalha muito bem com o formato REX, criado pela própria fabricante, pioneira na tecnologia "time-elastic audio".

Bandlab Cakewalk (PC Apenas)
https://cakewalk.bandlab.com


Considerado por muitos "old school" como o melhor software, é um dos poucos que é desenvolvido para trabalhar em sintonia perfeita com o windows. Um belíssimo e limpo design, integração com melodyne e processamento suave.


Outros programas comumente usados são:

Acoustica Mixcraft Pro Studio
Garage Band
Sony Creative Software Acid
Magix Samplitude Pro X
Renoise
Steinberg Nuendo
MOTU Digital Performer
Bitwig Studio
Sony Sound Forge
Adobe Audition

OBS: Também existem os programas de integração de controladoras e hardware como por exemplo o da Maschine e o da MPC:

                                   


Vamos debater sobre o assunto... Você achou o texto relevante? Qual seu DAW de escolha? O que você tem a dizer sobre ele? Alguma dica ou informação para adicionar?