quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quais são os melhores plugins de instrumentos virtuais?

   A era digital trouxe corais e orquestras ao nosso alcance através dos instrumentos virtuais. Normalmente os estúdio digitais já vem com alguns, alguns bem famosos e válidos na utilização profissional, mas a criatividade pode melhorar ao ter um mundo de timbres à sua disposição.
   Por isso fabricantes criam a cada dia novos instrumentos, literalmente, e  apesar de ser difícil conhecer todos eles, aqui vamos mostrar os plugins mais conhecidos para você ficar por dentro!

Native Instruments
A Native é referêcia no campo dos VSTs, e vêm dominando o mercado há algum tempo. Pra começar tem o sampler mais utilizado no mundo, o Kontakt. A própria Native cria instrumentos muito bons e orgânicos pra ele, mas outros fabricantes renomados e até usuários fazem outros bancos de som para o programa, tornando possível muitos terabytes de expansão de timbres. Tem o sintetizador Massive, muito usado em música eletrônica e graves. Também existe o Reaktor, um modulador de som extremamente poderoso e complexo, e a Native faz vários miniprogramas pra abrir dentro dele, como o Razor e o Monark. Tem o Absynth, um sintetizador completo com bons presets, e sobrevive ainda o FM e o velho Battery, com bons sons de bateria, era muito utilizado junto com as MPCs. Enfim, são plugins profissionais, modernos, e com áudio de primeira.


Spectrasonics
A Spectrasonics é um monstro dos instrumentos virtuais. São apenas três massivos plugins, muito completos, mas que consomem muito HD. Para bateria e percussão é o Stylus RMX, com ótimos timbres, sets e patterns. Para baixos tem o grande Trillian, com uma qualidade sonora incrível, se destacando como um dos melhores nesse campo. E por fim o sintetizador e modulador Omnisphere, com uma quantidade incrível de instrumentos com sonoridade, efeitos e arpegiator nota dez. Todos eles já vem com bons presets, e não é difícil achar um que vá lhe servir.


Lennar Digital Sylenth 1
A principio você se pergunta o que esse sintetizador tem de especial? Quatro osciladores, boa integraçao com o DAW, e interface amigável. Basta mecher nele por alguns minutos para notar a diferença. O som é demais, cheio de detalhes e timbres analógicos. Os presets foram muito bem construídos, e os parâmetros mechem com a criatividade. Não é a toa que é um dos plugins mais utilizado nos dias de hoje.


KV331 SynthMaster
Junto ao Sylenth 1, o SynhtMaster é um dos melhores  synths no mercado. Apesar do design da interface não ser tão bem acabado, seu uso é intuitivo e o som é superbo, perfeito para pads, texturas ou graves quentes. Dominando um synth desses você tem a capacidade de fazer quase todo tipo de som.


ReFX Nexus2
O Nexus é outro synth de peso, com bons timbres para música eletrônica como trance, house, e dance music. Se souber utilizá-lo, é uma mão na roda, e também pode ser expandido com vários bancos de som criados pela empresa.

Reveal Sound Spire
http://www.reveal-sound.com/


Basta dar uma olhada neste aqui para perceber algumas diferenças em relação aos outros plugins, tem um som bombástico, com um tom digital autêntico e cristalino.


U-he
A U-he é muito reconhecida pelos seus instrumentos. Os melhores são o Zebra, o Diva e o Ace. O Zebra é semi modular, não muito amigável à iniciantes, mas qualquer um pode tirar tons complexos e diferentes dele. O Diva tem timbres mais analógicos e abafados, também bem complexo. O Ace é igualmente difícil de manipular, com cabeamento patchbay virtual, mas muito flexível.


Rob Papen
http://www.robpapen.com/


A Rob Papen tem vários bons plugins. Dentre eles o SubBoomBass para graves e até kicks, o Predator para sonoridade sofisticada e agressiva, o velho Blue, com muitos efeitos, ondas e possibilidades, e o Blade, para timbres analógicos profundos e pads.


FabFilter
http://www.fabfilter.com/products/


Da FabFilter temos alguns instrumentos de qualidade, sendo os mais conhecidos o Twin, um synth simples, divertido e fácil de usar, ao mesmo tempo igualmente capaz em comparação aos seus rivais.
E o One, que tem um timbre imponente e lead.


Arturia 
http://www.arturia.com/products


A fabricante Arturia, além de seus synths hardware, possui uma séria de plugins que emulam com fidelidade o som análógico e rico que seus teclados têm.


Toontrack Superior Drummer
http://www.toontrack.com/


Esse é o grande nome no campo de bateria. Apesar da Toontrack ter também outros instrumentos virtuais como o EZkey, o Superior Drummer possui uma sonoridade acústica fiel, e uma vizualização de bateria real. Não é difícil de usar, flexível para endereçamento de canais e até o posicionamento dos microfones virtuais nos instrumentos. Existe também seu irmão mais novo, muito semelhante, porém mais prático, o EZdrummer.


XLN Audio Addictive Drums
http://www.xlnaudio.com/


A XLN Audio tem também outros plugins, como o Addictive Keys para pianos. Mas o mais conhecido é o Addictive Drums, que faz concorrência com o Superior Drummer. É mais simples ainda de usar e, apesar de poucos kits de bateria, tem centenas de presets muito bons.


Music Lab Real Guitar
http://www.musiclab.com/products/realguitar/info.html

Das várias guitarras e violões da Music Lab, uma é a que mais se destaca. A Real Guitar é uma guitarra virtual totalmente personalizável, para timbres de toque, técnicas e cordas diferentes.
Tem bons samples e patterns para recriar realisticamente o som do instrumento. Apesar deste ser o mais conhecido, a fabricante possui vários plugins que simulam guitarras e violões diferentes.



Outros plugins que não constam aqui que são bastante vistos também:

uJam
Serum
Sonic Academy ANA e Kick
EastWest
Camel Audio Alchemy
Sugar Bytes
GForce
Tone 2
Togu Audio
Audio Damage
True Pianos

Nós sabemos que o mercado dos instrumentos virtuais, principalmente os synths, de uns anos pra cá recebeu uma quantidade imensa de novos programas, então tentamos mostrar alguns dos principais... Mas nos conte qual você mais gosta! Como você usa ele? Você já conhecia todos os plugins mencionados? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário