quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ideias para Compor e se Inspirar

   Sentindo falta de escrever ou criar um arranjo no violão, mas falta inspiração? Aqui vão algumas técnicas para começar uma ideia e compor uma música.



1. Finja que está fazendo uma trilha sonora de um filme. Assista uma cena por 5 minutos no mudo e tente imaginar como seria a trilha de fundo.

2. Comece a idéia de apenas uma pequena frase de efeito, pode ser de um pensador ou uma fala de filme.

3. Dedique a música à alguém. Pode ser sua família, seu amigo ou sua namorada, por exemplo.

4. Use um segredo que só você sabe. Não precisa contar seu segredo de forma explícita, mas pode ser uma boa fonte de inspiração.

5 - Tente fazer algo parecido com seu artista favorito, pode ser educacional e divertido, eventualmente diferente ou até pode emergir como algo melhor. Sempre foi comum fazer arte reconstruindo e renovando outras artes. "Nada se cria tudo se copia"...

6. Proteste, ajude na construção de uma realidade mais justa e  mostre sua indignação aos políticos ou o que você vê na sociedade e nas pessoas. Ponha pra fora sua visão transformadora de mundo. Tenha sempre coragem em demonstrar seus sentimentos mais profundos.

7. Utilize e se inspire em sons e barulhos cotidianos, da sua casa, da cidade grande ou da natureza. Ande com um gravador, grave o que você fala e tudo ao seu redor.

8. Comece com algo que você não gosta, um gênero musical que não costuma ouvir, ou um ritmo esquisito e talvez no final encontre um outro lado seu.

9. Vá aos livros, pesquise coisas interessantes e temas que movimentem a criatividade, é simplesmente muito fácil começar uma ideia para letra lendo um bom livro.

10. Por toda a história da humanidade os sonhos inspiram o homem nas artes, tenha um bloco de notas ao lado da cama e anote seus sonhos.

11. Seja provocativo e cause polêmica, a agressividade é uma ótima maneira de chamar atenção.

12. Crie uma nova identidade. Finja ser outra pessoa ou outra coisa.

13. Use outras línguas, e pense no modo de pensar, de fazer música, nos fonemas e na lírica de países com linguagens diferentes.

14. Matemática, se utilize dela pois a música é isso. Pense uma lógica matemática para um arranjo ou um flow. Se inspire na ciência por trás do som.

15. Pense numa única palavra diferente, talvez um objeto com nome bem chamativo, cativante e pouco usado e o coloque num contexto depois. Veja também palavras legais no dicionário.

   E você, o que te faz ter novas idéias? Com que frequência se sente inspirado para compor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário